domingo, 7 de abril de 2024

Diferenças narcisísticas entre o artista verdadeiro e o artista de fachada/Narcissistic differences between the true artist and the facade artist

 O artista de fachada é primariamente narcisista, porque usa a arte como um meio para se tornar famoso e/ou enriquecer materialmente. 


O artista verdadeiro é primariamente mais autoconsciente, porque usa a arte como um fim em si mesmo, a priori, para se auto expressar, ocupar o seu tempo de existência ou direcionar e organizar sua mente hiperativa, criando sua rotina criativa, o seu sentido de viver, também como um meio para o próprio entretenimento pessoal, de auto aperfeiçoamento... E mesmo para o próprio sustento. Portanto, fama e riqueza não são vistas como objetivos prioritários, mas como consequências possíveis. Também é possível dizer que a autoconsciência expressiva contribui tanto para o ímpeto artístico do artista verdadeiro quanto para uma expressão mais secundária de narcisismo, por um desejo de atenção e reconhecimento, mas não como uma força primária, tal como acontece para o artista de fachada. 

Por fim, entre o artista verdadeiro e o artista de fachada, encontra-se um grupo dotado de impulso artístico, muito sensível e criativo, e também de um desejo narcisista e ganancioso de se tornar famoso e/ou rico por esse meio. 

Narcissistic differences between the true artist and the facade artist

The facade artist is primarily narcissistic, because he uses art as a means to become famous and/or materially rich.

The true artist is primarily more self-conscious, because he uses art as an end in itself, a priori, to express himself, occupy his time of existence or direct and organize his hyperactive mind, creating his creative routine, his sense of live, also as a means for one's own personal entertainment, for self-improvement... And even for one's own livelihood. Therefore, fame and wealth are not seen as priority objectives, but as possible consequences. It is also possible to say that expressive self-consciousness contributes both to the true artist's artistic drive and to a more secondary expression of narcissism, through a desire for attention and recognition, but not as a primary force, as it does for the cover/facade artist.

Finally, between the true artist and the facade artist, there is a group endowed with an artistic impulse, very sensitive and creative, and also with a narcissistic and greedy desire to become famous and/or rich through this means.

Nenhum comentário:

Postar um comentário