quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A grosso modo, o sistema tradicional de ensino ou "escola" se baseia em uma pseudociência

 Porque está estruturado a partir da crença na tábula rasa, de determinismo absoluto do meio sobre a inteligência e o comportamento humanos, pregando que, excetuando portadores de deficiências cognitivas, todo ser humano nasce com o mesmo potencial de aprendizado e que as diferenças percebidas de desempenho acadêmico são resultantes do nível de esforço empregado em combinação com condições ambientais específicas. 


No entanto, não é difícil perceber padrões que, indiretamente, corroborem para a confirmação da influência até predominante dos genes no comportamento humano. Alguns dos mais importantes são: as semelhanças predominantes de personalidade e inteligência entre filhos adotados e seus pais biológicos do que em relação aos seus pais adotivos; o mesmo predomínio de semelhanças entre irmãos gêmeos idênticos; a percepção de variação individual de desempenho acadêmico e de comportamento em um mesmo ambiente, escolar ou familiar e de estabilidade dos mesmos durante toda vida...

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