sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Dois fatos menos conhecidos sobre o politicamente correto

 1. Não é apenas de esquerda


Politicamente correto é qualquer cartilha ideológica que está sendo imposta por um ou mais grupos a partir de meios de comunicação ou governo. E a direita conservadora tem imposto o seu politicamente correto desde há muitos séculos. Só agora que o de esquerda começou a se tornar tão ou mais importante. 

2. Não é sempre problematicamente doutrinário ou autoritário 

Especialmente se busca coibir opiniões maléficas ou falaciosas que incitam à prática de crueldade ou injustiças.

Politicamente correto não tem que ser necessariamente sinônimo de doutrinação com base em mentiras.

26 comentários:

  1. Eu acho que cada um deve ter o pensamento e o opinião que quiser ter, e de expressar seus pensamentos e opiniões tbm. Pensamento se combate com pensamento, isto é, se vc acha que a pessoa está errada sobre alguma coisa apenas deve mostrar sua oposição através de argumentos válidos, mas não perseguir ou ofender a pessoa ou até ataca-la de modo algum

    ResponderExcluir
  2. Quando eu crescer quero ser igual a você haha

    Eu também pensava assim, até ter uma década de experiência debatendo na internet sabendo que opiniões nunca são apenas opiniões, porque se transformam em ações, direta ou indiretamente.

    Hoje, tenho certeza que deve haver tolerância para certos tipos de opinião, mas há outras para as quais não deveria ter nenhuma tolerância e as pessoas que as defendem deveriam ter vergonha de fazê-lo.

    Idealmente, a maioria das pessoas deveria ser racional o suficiente para reconhecer quando perde uma discussão ou confronta com argumentos melhores e muda suas opiniões, de forma inteligente, adicionando nuances, detalhes,com moderação e ponderação. Mas, infelizmente, isso não acontece ou é muito raro.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando o assunto, o que acha do suicídio e de quem é favorável ao suicídio Ou seja, quem defende que o suicídio é um direito da pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ano, perdi um amigo por suicídio. Acho que depende do contexto. O contexto é sempre um fator importante na avaliação de temas polêmicos como este.

      O que você acha

      Excluir
    2. Depende do motivo tbm, eu acho que ninguém é obrigado a aceitar nada. Por exemplo eu mesmo já pensei nisso porque não gosto de parte da minha ascendência e da minha família

      Excluir
    3. Sou descendente de libanês e cigano, não gosto muito, mas eu já estou convencido de que a maioria das pessoas não gostam da sua ascendência. A maioria das pessoas tem uma etnia ancestral que não gosta, sei que vc deve bom em perceber as coisas, pelos seus textos, e que percebe isso tbm.

      Excluir
    4. Meu padrinho de batismo é descendente de libaneses.

      Ciganos, que interessante!

      Também acredito que seja uma tendência comum.

      Roma ou ciganos ibéricos??

      Por que você não gosta dessas ancestralidades??

      Bem, quando eu era criança, eu achava que era branco puro-sangue. Então, aprendi que, além de ter ascendência mista, principalmente por linhagem matrilinear, também tenho ascendência cearense, hahaha

      Mas meu fenótipo é caucasiano, ou parece ser.

      Uma vez que comecei a notar uma boa quantidade de brancos ''puros'': estúpidos e/ou mal-caráter, fiquei envergonhado, não mais pela recente mistura racial correndo em minhas veias, mas porque achava isso tão importante.

      Excluir
    5. Ciganos calon, ciganos ibéricos de Portugal
      São motivos muito pessoais, mas no geral tem a ver com minha aparência e tbm por coisas do passado
      Vc tem um dos lados "branco puro" na sua família? A leitura dos seus textos leva a entender que vc tem, no mínimo, tendências racialistas

      Excluir
    6. Não sou um negacionista de raças e suas diferenças. Mas também não sou supremacista. Por via paterna, acredito que sou praticamente 100% português étnico.

      Como é sua aparência?

      Excluir
    7. Minha aparência é totalmente libanesa. Eu tenho o fenotipo como o do músico libanês maher zain, mesmo cor de pele, cabelos e olhos, mesmo físico, mesmo formato de rosto e mesmos traços.
      Toda sua família paterna é portuguesa?

      Excluir
    8. Então você tem boa aparência. Do que você está reclamando?

      Você também deve ter boas habilidades cognitivas. Os imigrantes libaneses que vieram para o Brasil tendem a ter.

      Eu acredito que sim. Sou bisneto de um português. E do lado materno, de um italiano.

      Excluir
    9. Na verdade foi mais na adolescência mesmo, eu era magro até meus 17 anos e tbm tinha um físico pequeno, fui crescer mais depois dos 17.
      Que legal!

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Eu conheci dois caras, colegas de classe, que espicharam depois dos 18 anos. Eles eram da mesma altura ou até mais baixos que eu, não me lembro, então eles espicharam.

      Engraçado que isso denota uma maturação orgânica mais lenta.

      Ambos são bem inteligentes, um é homossexual.

      Excluir
    12. Eu sou como o meu irmão mais velho, ele tinha 165 cm de altura aos 19 anos e dos 20 aos 21 anos ele cresceu e agora está com 177 cm quase 178, ou seja ele cresceu mais de 10 centímetros depois dos 19. O que vc acha disso?

      Excluir
    13. Que você e seu irmão são do mesmo grupo que meus ''amigos', que vocês apresentaram um desenvolvimento mais demorado, e que tende a se relacionar com indivíduos intelectualmente dotados ou, pelo menos, acima da média.

      Não sei se também é o caso de vocês dois.

      Eu já sou o contrário. Cresci o que tinha que crescer no início da adolescência e aí pareinos 1,72-73...

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. Eu vi o que você escreveu. Olha, não há problema se você não gostar de um de suas ancestralidades. Ninguém é obrigado.

      Excluir
    16. Mas sugiro que não alimente esses sentimentos. Eu fiz por um tempo, então percebi que não era importante.

      Você pode até continuar a não gostar de ser descendente de ciganos, mas sem que isso o afete profundamente.

      Excluir
    17. Cara, falando sério, não gosto deles mesmo... por mim Hitler e outros governos da Europa teriam conseguido extinguir eles! É uma gente da pior espécie...

      Excluir
    18. Que horror! Ao menos esterilizar os piores tipos e manter uma baixa fecundidade do resto ajudaria muito.

      Já escrevi sobre eles.

      Excluir
    19. Tá bem, eu exagerei, vim aqui num momento de raiva e escrevi esse comentário exagerado aí. Mas esterelizar é uma boa opção, até porque não podemos generalizar todo um grupo só os piores devem receber isto!

      Excluir
    20. Mas eu continuo vendo os ciganos como "sangues ruins" ou infectos!

      Excluir
    21. Concordo. Tenho a impressão de que os ciganos ibéricos são menos piores do que os roma da Europa do Leste.

      Excluir