sábado, 10 de outubro de 2020

Melhor que os testes de QI...

... é saber se o indivíduo têm interesses específicos, duradouros e/ou intensos; a relevância comparativa desses interesses; o nível de criatividade, perspicácia e/ou de compreensão devotadas sobre os mesmos, independente das pontuações nos testes cognitivos (ainda que não recomende descartá-los).

Se os testes cognitivos tradicionais estão mais focados nos limites/fraquezas do que nos potenciais, uma análise de paixões/interesses individuais, principalmente às de natureza intelectual, foca mais nas forças já em pleno uso prático, isto é, contextualizadas no mundo real.

Análise psico-cognitiva >>> testes de QI

O que é mais importante??

Pontuar alto nesses testes ou demonstrar destreza objetivamente comprovável e constante em suas maiores paixões ou interesses??

QI é uma maneira preguiçosa ou pouco detalhista de ''analisar'' a inteligência humana. Foi designado para mensurar e comparar um grande número de indivíduos, mas não individualmente, que é tão ou mais importante.

Sem falar sobre sua maior fraqueza, de não mensurar ou estimar o quão preciso aos fatos, podemos ser ou estar, quer dizer, nossos níveis de lucidez, de sanidade intelectual, o aspecto mais básico e, portanto, mais importante da inteligência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário