quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Novamente sobre essência, progressismo e feminismo

 O progressismo, essencialmente, é sobre a prática da justiça que, por sua vez, é a prática da verdade, do que é verídico, também no sentido do que é ponderado//moderado...


O feminismo, um dos braços do progressismo, também é sobre justiça, particularmente em relação às mulheres. Mas também é sobre escolha, de "dar" às mulheres esse direito e não de imposição. 

Porém, o progressismo (ocidental) tem se comportado de maneira relativamente oposta à sabedoria e, portanto, à prática da justiça, especialmente por não sistematizar essa prática, mas supondo fazê-lo, se se baseia em muitos pontos racional ou factualmente discutíveis, desprovidos de verdadeira moderação, somente possível pela ponderação, tal como pelo abraço às pseudo ciências "do bem", que podem até ser "bem intencionadas", mas por desrespeitarem os fundamentos científicos, causam novas injustiças ou não trilham caminhos precisos para a resolução ou redução dos problemas que visam combater. 

Com o feminismo, o mesmo problema de não corresponder com a sua essência, por querer impor à mulher um modelo de ser e se comportar, ao invés de enfatizar seu direito de escolha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário