quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

"Raça é uma construção social"

Fenótipos físicos, como a cor da pele e o tipo de nariz, não são construções sociais, ainda que possam ter sido originados por processos culturais, de seleção, dentro de espaços sociais humanos. Portanto, é até possível dizer que a raça é um resultado biológico de uma construção evolutiva e social ou cultural. 

Pois se a raça não é apenas o corpo, ainda que não cause comportamentos, se associa a eles de tal modo que chega a deixar essa impressão.

Já a etnia é uma construção social predominante. E por não ser totalmente, também é uma construção biológica.

Não é porque as concepções políticas de raça têm mudado ao longo do tempo que não existe como uma realidade biológica, física e comportamental. 

Quem afirma que raças humanas não existem parece que estão confundindo-as com etnias.

Toda etnia requer um componente cultural e político para ser definida, de modo que, um francês da gema, mesmo se for muito geneticamente próximo a um 'alemão nativo" que mora do outro lado da fronteira, ainda pertence à etnia francesa ou, se fosse há séculos atrás, pertenceria à sua cultura étnica local. Já a raça ou a variação populacional de ambos é a mesma, independente se um fala francês e come baguete todo santo dia e o outro fala alemão e come chucrute nos fins de semana.

Ainda há de pontuar que as etnias não são todas iguais, se existem as que, por causa de um longo período de isolamento cultural, acabaram desenvolvendo uma grande insularidade genética, os judeus, por exemplo.
 
(Existem algumas evidências de que os judeus, especialmente os de etnia ashkenazim, são originários de casamentos entre homens do Oriente Médio e mulheres europeias convertidas, provavelmente do sul da Europa, na época do Império Romano. Mas, após esse "efeito fundador", permaneceram na maior parte de sua história sem realizar trocas genéticas extensivas com os seus vizinhos, principalmente por causa de suas diferenças culturais ou religiosas. Portanto, apesar dessa mistura inicial, eles são um bom exemplo de etnia fenotípica ou sub racialmente estável/estabilizada). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário