segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Falsos sinônimos que precisam ser expostos: economia/capitalismo e escola/sistema tradicional de ensino

 Economia/capitalismo


O capitalismo, um sistema (socio)econômico que se organiza em torno do acúmulo de capital e do direito inalienável à propriedade privada, é o sistema mais dominante de nossa era. Mas nem por isso pode ser considerado um sinônimo de economia, tal como muitos acreditam ou pregam, por esta ser um conceito básico, relacionado às atividades que organizam e sustentam ou promovem a subsistência de uma comunidade ou sociedade. Pois, precisamos entender que, por mais enraizado possa estar o sistema capitalista, ele deve ser diferenciado da economia, até como maneira de se buscar por métodos alternativos à sua ortodoxia, especialmente os que possam contribuir para, ao menos, diminuir as enormes irregularidades sociais que tradicionalmente causa.

Para efeito de comparação, enquanto a economia pode se basear, por exemplo, em um modelo (ideal) de planejamento de longo prazo que beneficie a população como um todo, inclusive dentro de um contexto de hegemonia capitalista, o capitalismo, principalmente em seu estado mais natural ou selvagem, é quase certo que impossibilita o estabelecimento desse modelo sócio-econômico, se suas estruturas estão construídas justamente para funcionar como uma cadeia de relações parasitárias, em que as classes "superiores' na hierarquia social exploram, com salários baixos e jornadas exaustivas de trabalho, a mão de obra das que se posicionam "abaixo" delas; a curto prazo ou em busca de lucros, e sem qualquer regulação quanto à distribuição das riquezas produzidas...

Escola/sistema tradicional de ensino

A grande maioria das escolas em todo mundo têm sido baseadas no sistema tradicional de ensino, um modelo antigo e pseudocientifíco de educação que enfatiza excessivamente a memorização (vulgo, decoreba) e tacitamente despreza a existência da realidade da diversidade psico-cognitiva entre os seres humanos. Então, por ainda ser tão predominante, é costume considerar a escola e esse sistema de ensino como sinônimos. Mas mais do que um mero costume, é um equívoco fazê-lo, já que existem sistemas ou modelos alternativos sem falar sobre os que ainda poderão ser inventados. E também porque a escola é um termo básico que se refere a um espaço dedicado à educação, geralmente de menores, em idade de desenvolvimento, enquanto o sistema tradicional de ensino, apesar de ser o modelo mais adotado, ainda é um modelo especificamente definido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário