De um debate no Quora sobre opinião a partir de uma pergunta que eu fiz: ''Por que é tão comum de se pensar que tolerar opiniões equivocadas é racional e civilizado?''
domingo, 31 de julho de 2022
Mais pensamentos sobre o problema da relativização de opinião
A polarização ideológica é basicamente uma disputa entre um grupo que sofre de "síndrome do impostor" e outro que sofre de "síndrome de Dunning-Krueger"
Pessoas autodeclaradas de esquerda parece que, em sua maioria ou desproporcionalmente, sofrem da síndrome do impostor, porque sentem uma necessidade crônica de se apoiar em autoridades acadêmicas ou intelectuais, especialmente as de mesma filiação ideológica, por falta de confiança em suas próprias capacidades racionais. Daí a percepção (ou impressão) de que a maioria delas tendem a seguir, de maneira acrítica, ideias, pensamentos e/ou posicionamentos dos líderes ou autoridades de seus grupos de aderência. Porque elas exageram o raciocínio lógico-racional de que, se deve considerar com esmero a opinião de especialistas. Pois se não está errado considerar as opiniões de quem estudou mais e se especializou em determinado conhecimento, também há de se buscar "pensar por conta própria", de se ter um mínimo de independência de pensamento.
O que é e o que não é (mas dizem que é) racismo?
I. O que é racismo:
Empatia patológica e empatia ideal ou racional
Empatia patológica é quando o indivíduo é compulsoriamente simpático e/ou empático mesmo se não existe demonstração minimamente confiável de reciprocidade.
sexta-feira, 29 de julho de 2022
Mais uma vez sobre um dos maiores problemas do ativismo LGBT:
mais preocupado com a estigmatização do que com a resolução de problemas graves, específicos à "comunidade'.
O que realmente se consiste qualquer tipo de condicionamento social?
Uma evidência de auto domesticação ou auto adestramento humano.
"Homens alfas são exemplos de masculinidade"
Dizem os adoradores de homens alfas da extrema direita...
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Humildade intelectual não é o mesmo que ...
.. tolerar opiniões equivocadas ou falaciosas dos outros, mas de melhorar as próprias opiniões ou pontos de vista quando percebe que estão equivocados, isto é, de ser humilde com a verdade (objetiva) e não com a ignorância alheia (uma forma de arrogância intelectual genuína).
Sobre a diferença entre virilidade autêntica e masculinidade performática
Putin mandando milhares de homens russos matarem ucranianos e também se matando por uma guerra declarada por ele, enquanto encontra-se super protegido por um monte de seguranças-gorila, ao invés de, pelo menos, ir para a frente do front de batalha e pegar em armas, seria um exemplo de homem viril OU... corajoso??
Será que psicopatia e covardia são características intrinsecamente viris ou masculinas??
Altruísmo patológico versus altruísmo arriscado
O altruísmo patológico mais autêntico ou verdadeiro, como eu falei em outro texto, é basicamente o mesmo que a síndrome de Estocolmo em que a vítima desenvolve um sentimento de admiração pelo seu malfeitor, tal como o "pobre de direita" que vota em "partido de rico".
segunda-feira, 25 de julho de 2022
Sobre condicionamento social e cultura
Nenhuma cultura conseguiria se perpetuar por mais de uma geração se não fosse por condicionamento social, porque sem uma imposição constante aos seus seguidores, eles acabariam se dispersando em uma pluralidade de crenças e práticas irrestritas ao seu perímetro ideológico.
terça-feira, 19 de julho de 2022
O filósofo tem que ser mais um observador do que um pensador
Não basta ser muito reflexivo, mas divagar excessivamente com os próprios pensamentos, pois aquele que pensa muito e sem controle ou direção, tende a ser absorvido pelo que pensa e perceber menos o que está fora de sua mente.
"Inteligência' segundo o capitalismo
Era uma vez um apresentador muito rico, carismático e feliz, sempre com aquele sorriso franco e aberto de quem ganha um salário maior que o de 99% da população brasileira...
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Segundo um ponto de vista verdadeiramente filosófico, quem está mais certo sobre o aborto e/ou direitos reprodutivos da mulher, esquerda ou direita??
A polarização ideológica não é apenas uma divisão da sociedade em grupos com posicionamentos políticos e/ou morais predominantemente opostos que disputam por sua hegemonia, mas também com um predomínio de posicionamentos ou opiniões simplistas e extremistas, independente do quão primariamente certas possam estar. Pois em muitos tópicos de discussão acalorada, é perceptível esse padrão de simplificação e de radicalização não-ponderada de posicionamentos por ambos os lados. Esse é o caso dos direitos reprodutivos da mulher, particularmente o aborto, se, de um lado, da direita conservadora, sua possibilidade é condenada, principalmente por razões reprodutivo-religiosas e, do outro lado, da esquerda progressista, sua possibilidade é totalmente defendida, por se acreditar que a mulher precisa ter poder de decisão sobre o seu próprio corpo.
domingo, 10 de julho de 2022
Outro problema do ativismo LGBT: excepcionalização positiva
Em um passado não muito distante, particularmente no mundo ocidental, já que em outras regiões isso continua a ser uma reação comum, ser LGBT era visto como uma tragédia, tanto para os próprios LGBTs quanto para a maioria das pessoas de seus ciclos sociais e até fora deles: familiares, amigos, conhecidos, sociedade... Isso acontecia principalmente por causa da ''religião'' que, mancomunada com outras "instituições tradicionais" dominantes, pregavam por uma excepcionalização negativa da diversidade sexual. Então, a partir da luta pelos direitos dessa população, o principal objetivo passou a ser o de acabar com esse melodrama que se fazia em torno de ser LGBT, de ''normalizar'' ser sexualmente diferente. Normalizar no sentido de trivializar, de mostrar que não é nada de mais ou de menos.
Sobre o problema do stalinismo/maoísmo ou "fascismo de esquerda"
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Algumas verdades para os que acreditam em um mundo de perdedores e vencedores
1. Em essência, somos todos iguais