Criatividade = cortar caminho, evitar o esforço físico.
Ao invés de caçar animais não-humanos com as próprias mãos e músculos, inventar uma arma que possa facilitar o trabalho.
Eu sou, ou, eu me acho ''muito'' criativo, ou melhor, perceptivo, e sou muito preguiçoso. Culpo a minha assimetria: hiperatividade mental, hipoatividade física. Ainda que isso pouco importe para este micro-texto, acho que a maioria dos ''muito criativos'' serão paradoxalmente preguiçosos, em especial, em relação à atividade física, talvez por causa desta assimetria que falei [beeeeem] ''acima''.
Portanto talvez uma das causas principais para a ocorrência da criatividade, especialmente em humanos, tenha sido justamente esta ''malandragem'' de cortar o caminho, de buscar por meios para reduzir o esforço físico e a maioria das invenções materiais humanas parecem ter este apelo de ''redução do esforço físico mas tendo o mesmo resultado'' = entre caçar ''a comida'' com as próprias mãos e esforço físico, fazê-lo com base em armadilhas e armas que o reduzem ''pela metade'', ;)
Um insight*
Com certeza não, talvez apenas um pouco em relação à ênfase quanto ao papel da preguiça [e da covardia e/ou medo] para o aparecimento do pensamento criativo [em humanos], especialmente a partir de uma perspectiva evolutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário