Atenção e empatia, quase os mesmos conceitos??
A empatia seria o ato de prestar atenção ao outro e que geralmente tem sido determinado como "o outro ser humano". Eu, já faz um tempo, resolvi expandir o conceito de empatia, determinando que a aplicação conceitual mais popular da mesma se refere mais restritivamente à [empatia] interpessoal, e que portanto, por si mesma, a empatia também se refere à prestar atenção a qualquer particularidade, isto é, também em relação à impessoalidades, desde ideias até a objetos inanimados ou fenômenos atmosféricos.
Agora eu tive este insight potencialmente subjetivo de que atenção e empatia basicamente se consistam na mesma ação e que a única diferença real tem sido, na verdade, a aplicação conceitual, nomeadamente da segunda, restrita às interações interpessoais/ humanas.
Empatia
Etimologia: a ideia de estar dentro do "sentimento" ALHEIO/ do outro. [Sentimento que também pode ser entendido como vibração/estado.]
Prestar atenção pode ser considerado como um ato inicial pré empático, em que ainda não significará se colocar, figurativamente falando, dentro do estado de essência, ânimo ou situação alheio.
Pode-se prestar atenção e ainda não conseguir chegar ao estado de empatia. Como quando nos convencemos a prestar atenção na aula de uma matéria escolar que desgostamos e mesmo tal esforço não se traduz no ato de começar a compreende-la ou de [maior] empatia.
Relembrando que "pensar como se estivesse no lugar/ou corpo alheios" é um modo figurativo de falar e que na verdade a empatia se consiste fundamentalmente na tentativa ou possibilidade de compreensão factual só que dito de outra maneira. Isto é, ao invés de determos conhecimento potencialmente factual do estado de ânimo alheio (a curto prazo/ a longo prazo que se consistiria em um maior acúmulo de fatos do objeto ou agente de fixação), a partir de uma aplicação conceitual habitual ou popular do termo empatia, nós tendemos a dizer que nos colocamos em seu lugar (que eu determinei como empatia parcial) e ainda podemos usar uma explicação ainda mais figurativa, por exemplo, a "leitura" da "mente"/do outro. "Ler" corretamente o comportamento momentâneo ou a longo prazo de uma ou mais mentes/pessoas/outras perspectivas é o mesmo que reconhecer padrões de maneira correta, que é o mesmo que adquirir conhecimento.
Nesse caso eu poderia mudar o termo atenção abstrata, que cunhei para determinar o estado de ânimo receptivo à interações ou engajamentos com informações abstratas ou não-pessoalmente-imediatas, para nível de empatia abstrata, ainda que o termo atenção possa ser corretamente retorcido para diferentes funções descritivas, em diferentes perspectivas, mediante o seu caráter, eu não diria vago, mas primordial e naturalmente amplo, se se consiste em uma ação que praticamente delineia todo o ato do auto-comportamento ou de viver.
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