quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Personalidade inteligente, maior racionalidade e desapego natural à convenções sociais como proxy para discriminação sistemática na escola do que apenas inteligência

O forte e/ou popular estereótipo do nerd estudioso, consciencioso ou legal, conformista às ordens dos seus superiores na escola/professores e introvertido continua a soar em nossas mentes com grande vigor. Hoje em dia com a expansão do termo nerd no entanto este tipo mais "asperger-esque" deixou de representar toda a classe e se tornou em mais um subtipo de nerd. Talvez o estereótipo dos filmes de besteirol americano tenham causado demasiado impacto na cultura popular ainda que também representem parte desta realidade. No entanto o fator inteligência, ao menos a do tipo acadêmico ou convergente, não parece ser o único que nos faz alvos preferenciais de discriminação sistemática durante a época da escola mas uma comunhão de características  se ao analisarmos os padrões podemos notar que não são apenas ou mesmo especialmente os mais academicamente inteligentes que tendem a sofrer perseguição irracional sistemática por parte dos seus colegas de classe. Nem todo nerd especialmente nos dias atuais sofre discriminação na escola. Mas é muito comum que uma maior inteligência, mais : personalidade inteligente, maior tendência ao pensamento e ação racionais e desprendimento às regras sociais de "como parecer ou ser 'legal' ou popular" tendem a contribuir e muito para essa triste realidade de correlações específicas. 

A personalidade inteligente nem sempre casará perfeitamente com capacidades cognitivas superiores [que eu já comentei, inteligência cognitiva versus intelectual ou ''personalidade inteligente''). A mesma se relaciona ao sub-domínio do intelecto que por sua vez pertence ao domínio psicológico "abertura para a experiência".


 Ao invés de termos o estudante/e futuro adulto que é convergente ao que se pede na escola, que é estudioso, que apreende tudo aquilo e até mais do que aquilo que é passado pelos professores no quadro negro, que mostra-se impecável em relação ao seu comportamento nas aulas, mas que pode não ser igualmente prodigioso para pensar sobre a sua realidade, de maneira menos bitolada nas matérias escolares, será mais propenso, primeiro, a ter uma personalidade inteligente: mais cultural e moralmente sofisticada, segundo, tenderá  a ser mais emocionalmente maduro que os seus pares de convivência (forçada), ainda que isso necessariamente não implique em maior resiliência psicológica, e que tende a se manifestar caracteristicamente como aquele jovem que prefere o convívio de pessoas mais velhas e terceiro, maior sensibilidade, tal como foi profetizado por Kazimierz Dabrowski em suas hiper excitabilidades.

 Pelo que parece o academicamente/convergentemente superdotado (alto empreendedor) será menos propenso a ser hiper excitável, emocional, moral e intelectualmente falando (este último que mais parece com a criatividade) enquanto que a personalidade inteligente nada mais nada menos que se consiste na manifestação dessas hiper excitabilidades psico-cognitivas mas sem serem primordialmente patológicas.

Personalidade inteligente versus racionalidade

Você pode ter um gosto cultural incrível, refinado, rico e saber como navegar por esses conhecimentos... mas não ser muito racional. 

Você pode ter uma grande perspicácia inter-pessoal, benigna ou malignamente falando ... mas não ser muito racional...

A racionalidade parece se consistir em uma eficácia ponderada de funcionamento entre as nossas capacidades psicológicas/instintivas e cognitivas/mecânicas. Apesar de principiar-se pela cognição, a racionalidade tende a interagir e de maneira predominantemente correta com o lado psicológico da inteligência enquanto que nada previne que uma personalidade inteligente não tenha como resultado mais irracionalidade do que o contrário. Novamente, como sempre, quando não estivermos falando da mesma  coisa, então devemos exaltar as suas saliências e/ou diferenças sem tentar vinculá-las, por exemplo, deduzindo que ''quem tem um gosto cultural forte... será mais racional'', ainda que bom gosto tenda a se consistir em uma forte manifestação específica de racionalidade/sabedoria, por se consistir na consciência estética, também é necessário ser mais dotado na compreensão factual, do contrário, haverá sofisticação psicológica sim, mas sem uma bússola.

Novamente, ser mais racional e especialmente mais sábio, é exatamente como ter uma bússola de ponderação, de compreensão factual e do uso deste conhecimento de maneira proporcionalmente correta, ideal. 

E como conclusão final deste texto, sim, não basta ser mais cognitivamente inteligente para ser, na maioria das vezes, injustamente perseguido na escola.

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