Minha lista de blogs

domingo, 5 de novembro de 2017

Se já não falei ou se já não falaram: baixa inibição latente inter-psico--cognitiva para o autismo, intra-psico--cognitiva para a esquizofrenia e baixa inibição subjacente para a TDAH

Instinto versus tdah

Tarefas estereotípicas/comportamentos estereotípicos ou previamente determinados versus multitarefa/distração [em relação a esses comportamentos].

E inibição latente/domesticada versus subjacente/instintiva

Inibição latente/domesticada:

Atenção a

Comandos sociais

Comandos cognitivamente cooperativos/cognitivos 

Autismo

baixa inibição latente inter-pessoal [comandos sociais] e impessoal [comandos cognitivos].

Esquizofrenia

baixa inibição latente predominantemente intra-pessoal [comandos sociais internalizados].

Inibição subjacente/instintiva:

Atenção a

"Auto-comandos" sociais
"Auto-comandos" cognitivos


Exemplo de ''comandos sociais'': respeito ao próximo; o que o outro está pensando sobre você...

''Comandos cognitivos'': 

''Auto-comandos sociais'': aquilo que você, instintivamente, sente sobre ou faz em relação ao outro [''homofobia''/antipatia aos homossexuais].

Fortemente atrelado aos seus próprios comandos ou comportamentos.

A diferença entre o cachorro e o lobo ou nível de docilidade.

O cachorro que nasce com instintos docilizados para apreender comandos sociais/cognitivos de humanos e o lobo que nasce com instintos mais ''egoístas' ou que estão mais atrelados a si mesmo, às suas necessidades enquanto espécie auto-suficiente. 

Autistas e esquizofrênicos que nascem com instintos docilizados para apreenderem comandos cognitivos [autismo] ou sociais [esquizofrenia] que visam atender ao chamado da ''cooperação'' nas sociedades humanas mas que encontram-se aberrantes ou excessivamente assimétricos para os dois.

E os TDAH que nascem com instintos menos docilizados e no entanto, talvez, intermediários entre o estado de domesticação e o de subsistência/menos docilizada ou ''auto-suficiente'', resultando na multitarefa ou em um meio-termo, entre atender às tarefas sociais e cognitivas para cooperar nas sociedades em que vivem e a de viver por suas próprias necessidades de momento.

Domesticação versus subsistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário