Minha lista de blogs

terça-feira, 18 de julho de 2017

Quatro temperamentos por religião e ideologia

Religião: Esta como um dos principais marcadores de domesticação é esperado que exibirá em relação aos seus seguidores uma forte tendência para os temperamentos mais amalgamados ainda que também dependerá do culto que estivermos falando nomeadamente o islamismo. Em ordem de importância: fleumático/sanguíneo, melancólico/colérico.

Ateus/agnósticos: partindo da lógica que a religião se consista em um marcador de domesticação humana ainda que imperfeito por emular a própria aleatoriedade parcial seletiva da evolução da espécie, então os temperamentos prevalentes entre ateus e agnósticos tenderão a se distribuir de maneira potencialmente oposta. Em ordem de importância: melancólico/colérico, fleumático e sanguíneo. Outra possibilidade de explicação é a de que uma maior pressão seletiva tende a melhorar/estabilizar o temperamento e no caso da religião em direção à docilidade, conformidade e/ou socialização. No entanto também pode ser possível de se pensar que aqueles que não acreditam em Deus acabem apresentando níveis mais altos de estresse, de distúrbios emocionais justamente por causa de suas incertezas existenciais resultando também em maior hedonismo. 

Ideologia 

A ideologia segue mais ou menos o padrão da religião se a maioria dos ateus e agnósticos pendem mais para a esquerda do que para a direita política [atuais]. Vale ressaltar que fatores ou circunstâncias ambientais também são importantes para aumentar a sensibilidade especialmente dos mais reativos (melancólicos e coléricos), isto é, de tornar as suas sensibilidades ainda mais intensas. 

Extrema direita [atual]


Colérico, fleumático, melancólico, sanguíneo

Direita [atual]

Fleumático, sanguíneo, colérico, melancólico

Libertários

Fleumático/sanguíneo, colérico, melancólico 

"Centro" 


Fleumático, melancólico/sanguíneo, colérico

Esquerda 


Sanguíneo, melancólico/colérico, fleumático

Extrema esquerda 

Colérico, sanguíneo/melancólico, fleumático

Nenhum comentário:

Postar um comentário