Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pensadores visuais são mais propensos a serem homens. Pensadores mais auditivos são mais propensos a serem mulheres...

A audição talvez seja o sentido mais apurado na mulher [típica], em média, enquanto que a visão parece ser o sentido mais apurado no homem, em média. Isso ajudaria ou não a explicar o porquê das diferenças médias de comportamento e cognição. 

A mulher é [em média] mais empática e melhor ouvinte. 

O homem é [em média] mais inteligente no campo visual-espacial e mais lógico/ precisa ver ou imaginar [logicamente] para crer. 

Em termos de valores a mulher tende a ser muito sensível em relação àquilo que ela escuta enquanto que o homem tende a ser muito sensível em relação àquilo que ele vê. 

Esta  percepção popular de que o homem é mais visual em relação à escolha do seu cônjuge sexual, parece reforçar esta ideia abduzida e reconduzida por mim neste texto. O homem é mais sensível à autoridade, capturando visualmente: linguagem não-verbal e aparência. No entanto isso não significa que o homem não possa ser mais auditivo em especial o homem típico nem que a mulher também não possa ser mais visual. A ideia aqui é que uma das possíveis diferenças entre o homem e a mulher típicos seja justamente uma maior sensibilidade para diferentes sentidos mas não de maneira extrema ainda que possível e aparentemente influente a ponto de resultar em diferentes abordagens psico-cognitivas. 

Em relação à suscetibilidade a vulnerabilidade ao auto- adestramento o homem tende a ser mais auto-convencido via apelo visual e a mulher via apelo auditivo. 

Sensibilidade auditiva = empatia*


Quem escuta ou presta maior atenção a sons e em especial à vozes humanas também pode ser mais propenso a internaliza-las tal como comandos, advertências ou qualquer outra mensagem do tipo. Um excesso dessas vozes, feedbacks e teremos a paranoia ou a agradabilidade indiscriminada. Interessante pensar que a paranoia apesar de claramente ter um viés mais 'feminino" em termos de operacionalidade, mas que em termos de proporção demográfica, por sexo, é mais comum entre os homens. O aspecto defensivo ou mais tendenciosamente masculino parece explicar em partes o porquê da paranoia ser mais comum em homens. Eu já comentei que um maior narcisismo ou mesmo um maior auto-centrismo + baixa autoestima tende a resultar na paranoia. Interessante pensar o porquê das mulheres  tenderem a ser tão inseguras quanto às suas aparências, em média, a ponto de se enfeitarem para reparar ou disfarçar as próprias imperfeições; de serem tão sensíveis à críticas (só que de modo introspectivo ou aquilo que re-chamei de neuroticismo, diferente do homem que, sendo menos propenso a internalizar opiniões alheias, tende a rebater mais críticas)... tudo parece nos levar a uma maior sensibilidade sensorial auditiva da mulher em especial em relação à vozes humanas. As mulheres e os homens com essas tendências parece que são mais propensos a quererem agradar aos outros. Será*

Sensibilidade visual = maior propensão à lógica

Se alguém te diz que as raças humana são todas iguais ou que não existem você irá provavelmente querer ver para crer e em especial se for homem. No entanto quem é mais sensível na audição pode ser mais propenso a prestar atenção àquilo que se diz e não àquilo que (visualmente/literalmente) é. Porque o faro instintivo visual é mais fraco que o auditivo então pode ser mais propenso a confiar mais nele resultando na negação de obviedades visuais em prol de argumentações que são quase sempre sentidas ou capturadas via audição, ou em especial. 

E como parece ser o meu caso, algumas pessoas podem ser: melhores nos dois "faros sensoriais instintivos" ou em um dos dois só que com uma autoconsciência mais afiada e preocupada em desafiar o próprio instinto e suas escolhas "cegas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário