Minha lista de blogs

domingo, 16 de julho de 2017

Nova auto análise de personalidade usando os quatro temperamentos

Resultado de imagem para quatro temperamentos

https://espacoastrologico.files.wordpress.com/2012/06/tabela11.jpg

E usando aquele método infalivelmente preguiçoso de proto-correlação...

De 0 a 1 [0 a 0,3: correlação baixa/baixa intrinsecabilidade ou auto-correlação; 0,3 a 0,7: correlação média; 0,7 ou +: correlação alta]

Em outras palavras, mais baixo = apenas no manual e olhe lá; muito alto = praticamente no automático.

Vamos lá, sem demora...

Por ordem alfabética, ;)

{delícia]

COLÉRICO

''Qualidades': 

enérgico: 0,6 [especificamente em termos mentais, mas não em termos cinestésicos]

resoluto: 0,5 [muito dependente de qual objetivo/critério que estiver sendo usado como análise. Por isso decidi dar-me um 0,5, que de acordo com a minha mente saudavelmente doente significa que é variável, que posso ser muito ou pouco resoluto, que é dependente da situação, e é provável que esse tipo de análise ''aparecerá'' nos outros traços/adjetivos]

independente: 0,5 [ mentalmente sim, com certeza. Agora, no mundo extrospectivo...]

otimista: 0,5 [ surpreendentemente sim, pelo menos em relação a mim mesmo... mas ''ainda'' depende].

prático: 0,6 [parece quase a mesma coisa que resoluto/determinado. Novamente, sim, mas pra quê*]

eficiente: 0,5 [ talvez sim, talvez não, mas pra quê*]

decidido = resoluto [sem paciência]

líder: 0,2 [por enquanto não, não mesmo. Mas o 0,2 é pra dar um soluço de esperança, de ser remotamente possível.]

audacioso: 0,7 [pois sim, talvez... e geralmente muito menos ao vivo... ainda que não signifique que eu seja ''covarde', mas que de fato, na web é muito mais fácil ser audacioso. Mas se tiver que ser audacioso ao vivo e à cores, eu o serei, o 'problema' ou problema é que eu adoro ficar comigo mesmo, no meu mundinho. No mais, muitas pessoas não são audaciosas na web...]

Média: 0,5


''Defeitos':

iracundo: 0,7

sarcástico: 0,6 [quase a mesma coisa, mas talvez um pouquinho mais, isto é, tendo a ser um pouco mais mas não a ponto de fazê-lo no automático... de fato quanto maior for a pontuação no meio do espectro a partir de minhas propostas, maior o potencial de livre arbítrio e/ou que depende mais das circunstâncias do ambiente e o humor do momento].

impaciente: 0,7 [não sou super-ansioso, mas estou perto]

prepotente: 0,3 [Prepotente é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim praepotens que significa uma pessoa muito poderosa e influente que abusa do seu poder e autoridade.

Uma pessoa prepotente muitas vezes também é classificada como arrogante, porque se considera superior aos outros, tratando-as de forma desrespeitosa. Peguei do significados.com.]

intolerante: 0,8 [apesar de ser sempre complexo afirmar de maneira conclusiva e considerável em relação a esse assunto, ao menos em termos introspectivos eu sou de fato muito intolerante]

vaidoso: 0,7 [um defeito* não necessariamente, a priore]

auto-suficiente: 0,5 [em termos intelectuais/introspectivos, com certeza, ao menos em relação à independência (que é...quase a mesma coisa*), porque literalmente falando ninguém é totalmente auto-suficiente. Em termos extrospectivos ou ativos, com certeza não. Isso é um defeito também*]

insensível: 0,5

astucioso: 0,8 ;) 

média: 0,62



FLEUMÁTICO

''Qualidades':

calmo/tranquilo: 0,5 [ introspectivamente falando, sim. ''o inferno são os outros'']

cumpridor: 0,6 [em relação àquilo que gosto de fazer e que me ponho a fazer pelos outros, sim]

eficiente: 0,5 [em relação ao que gosto de fazer, acho]

conservador: 0,3 [geralmente não, isso é uma qualidade*]

prático: 0,7 [sim, especialmente para o que eu gosto de fazer ou que não está em minha zona de desconforto... nem na zona de confronto]

líder: 0,3 [um líder fleumático* quem sabe, uma pontinha de dúvida que talvez poderia ser. Ser líder ou ter grandes chances de ser, está fortemente relacionado com a semelhança entre o líder e o seu pastoreio]

diplomata: 0,9 [sim, sim, sim]

bem-humorado: 0,9 [é]

média: 0,58

''Defeitos':

calculista: 0,5 [defeito*]

temeroso: 0,5 [ou cauteloso*]

indeciso: 0,5

contemplativo: 0,9 [defeito***... foi um conserva quem fez isso, só pode]

Desconfiado: 0,8 [outro ''defeito'' grave]

Pretensioso: 0,4 

Introvertido: 0,7 

Desmotivado: 0,5

média: 0,6



MELANCÓLICO

''Qualidades'

habilidoso: 0,5 [depende pra quê]

minucioso: 0,7 [depende pra quê, mas dou-me mais] 

sensível: 0,8

perfeccionista: 0,7 [depende]

esteta: 0,8

idealista: 0,9

leal: 0,8

dedicado: 0,7 [depende]

média: 0,73

''Defeitos'

egoísta: 0,5 [nem vou mais responder, se vier 0,5 ou próximo disso já sabem]

amuado: 0,4 [já fui mais]

pessimista: 0,7 [depeeende, mas neste caso pendo mais para o pessimismo do que para o otimismo]

teórico: ** Não sei  o que esse adjetivo negativado significa, mas por aquilo que intui = 0,6

confuso: 0,6

anti-social: 0,7 ** [quer dizer, de personalidade anti-social*, acho que aqui ficou mais como ''introvertido e neurótico'']

crítico: 0,8 

vingativo: 0,5 [apesar de depender, até agora, que eu me lembre, nunca me vinguei, até porque não tive lá muuuuuitas situações para requisitá-la de maneira indivisível]

inflexível/ intolerante*: 0,6 [ inflexível parece ser um pouquinho diferente do que intolerante. Neste sentido, talvez, eu seja mais flexível para modificar os meus pontos de vistas, e é o que tenho feito, mas tendo como finalidade os seus respectivos melhoramentos... com sempre a psicologia tende a ser muito vaga]

média: 0,6




SANGUÍNEO

''Qualidades'


Comunicativo: 0,5 [micro-interpessoalmente falando e com pessoas que eu tenho muita confiança ou mesmo alguma pessoalidade, sim]

Destacado: 0,4* [parece ser, como a maioria desses traços, dependente do ambiente. Eu posso ser destacado em um ambiente mas não em outro]

Entusiasta: 0,5 [em relação à humanidade, não. De alguma maneira entusiasta, talvez comigo mesmo. Entusiasta = otimista]

Afável: 0,5 [depende pra quem, por quê]

Simpático: 0,5 [como quase todo mundo, com quem eu gosto... já me chamaram de espirituoso]

Bom companheiro: 0,7

Compreensivo: 0,6 [tortuosamente falando sim, eu sei me colocar no lugar do outro e entender o porquê de estar agindo assim. Neste sentido deveriam ter colocado um ''interpessoalmente compreensivo'']

Crédulo: 0,5 [qualidade***** talvez, todos os traços tenham o seu lado bom]

média: 0,52

''Defeitos'

pusilânime: 0,6 

volúvel: 0,4

indisciplinado: 0,5

impulsivo: 0,5

inseguro: 0,8

egocêntrico: 0,8

barulhento: 0,3

exagerado: 0,4 [alguns traços polêmicos, este por exemplo. Exagerado, no meu caso, apenas em relação àquilo que de fato se consiste em uma tempestade no copo d'água]

medroso: 0,6

média: 0,54

Médias totais [defeitos + qualidades}

Colérico: 0,56
Fleumático: 0,59
Melancólico: 0,66
Sanguíneo: 0,53

Análise do método:

Parece ao menos pra mim que este método de análise de personalidade funcionou muito bem, porque de fato entre os quatro tipos eu estou mais melancólico, e em segundo lugar, eu sou mais fleumático. Pelo que entendi, os dois em que tirei as maiores médias representam as ''personalidades frias'', enquanto que, até mesmo pelo próprio nome, os outros dois representam as ''personalidades quentes''. Fleumático e sanguíneo seriam versões mais amalgamadas de, respectivamente, melancólico e colérico. Até acho que é um método mais simples e ao mesmo tempo preciso para analisar a personalidade do que os mais famosos, porque afinal de contas inevitavelmente cairemos em alguns desses tipos, de maneira mais simétrica ou não. As minhas diferenças, das personalidades 'frias' em relação às personalidades 'quentes', pelo que entendi, não foram tão significativas e talvez possamos ou é provável de encontrarmos pessoas que sejam bem mais assimétricas nessa distribuição.

Em relação às ''qualidades' 

Colérico: 0,5 [traço com a maior pontuação: 0,7, audacioso  com a menor: 0,2, líder]

Fleumático: 0,58 [0,9, diplomata e bem-humorado. 0,3, conservador e líder]

Melancólico: 0,73 [0,9, idealista. 0,5, habilidoso]

Sanguíneo: 0,52 [0,7, bom companheiro. 0,4, destacado/popular*, porque se for isso mesmo então eu deveria reduzir a pontuação, enfim. No mais, acho que tenho potencial para ser mais popular do que sou agora]

Muito interessante que algumas de minhas qualidades mais destacadas foram precisamente os traços em que tirei as maiores pontuações. De fato eu estou mais audacioso, diplomata, bem-humorado, idealista e bom companheiro, claro, em condições ideais de temperatura e impressão. Mesmo os traços em que tirei pontuações altas mas não necessariamente as mais altas, refletiram muito bem as minhas virtudes, por exemplo, esteta e minucioso [do temperamento melancólico].

Em relação aos ''defeitos'


Colérico: 0,62 [0,8 astucioso e intolerante. 0,3 prepotente]

Fleumático: 0,6 [0,9, contemplativo ''defeito'. 0,4, pretensioso. Creio eu que geralmente os mais vaidosos tendem a ser também os mais pretensiosos. De alguma maneira, eu acho que isso não acontece comigo porque apesar de ser vaidoso eu tenho desenvolvido um bom auto-conhecimento. Ainda assim, sabemos que o intervalo de 0,3 a 0,7, também quer indicar maior fluidez do traço, portanto eu posso ou devo ser pretensioso em relação a alguns aspectos, mas não de maneira generalizada, e por ser ou ter me tornado ainda mais introspectivo isso possa ter reduzido esta minha nuance ou potencial]

Melancólico: 0,6 [0,7, anti-social e pessimista. 0,4, amuado]

Sanguíneo: 0,54 [0,8, inseguro e egocêntrico. 0,3, barulhento]

Obs.: defeitos com pontuações iguais ou maiores do que as qualidades geralmente podem indicar maiores flutuações emocionais, ;).

E os ''defeitos', estes mais polêmicos, também refletiram bem os meus meandros mais importantes: astucioso, intolerante, contemplativo, anti-social, pessimista, inseguro e egocêntrico.

Astúcia e contemplação definitivamente não são, a priore, defeitos, da mesma maneira que egocentrismo ou insegurança. No entanto creio eu ter entendido a intenção porcamente explicitada do autor desse ''psicograma'' que deve ter pensado nos dois pelas seguintes e respectivas maneiras: manipulador esperto e sonhador exagerado. 


Big five [multiplicado por 2, ;) ] e quatro temperamentos por ordem de correlacionalidade

Melancólico = neuroticismo, introversão, abertura para a experiência, conscienciosidade, estabilidade emocional, psicoticismo, agradabilidade e extroversão.

Fleumático = estabilidade emocional, conscienciosidade, agradabilidade, introversão, neuroticismo, extroversão, abertura para a experiência e psicoticismo.

Sanguíneo = extroversão, agradabilidade, abertura para a experiência, psicoticismo, estabilidade emocional, neuroticismo conscienciosidade e introversão.

Colérico = psicoticismo, neuroticismo, extroversão, abertura para a experiência, estabilidade emocional, conscienciosidade e introversão.









Um comentário:

  1. ESTE FOI APENAS UM ENSAIO... MUITO PROVAVELMENTE NÃO FOI UMA ANÁLISE PERFECCIONISTA, POR FAVOR, RECONSIDEREM, SE CONSEGUIREM CHEGAR ATÉ AQUI...

    ResponderExcluir