Minha lista de blogs

domingo, 9 de julho de 2017

Inteligência como adaptação à mudança: no meio do espectro entre a conformidade/conformação ou conforto ao ambiente (ordem--saúde contextual e/ou intrínseca) e a inconformidade/desconforto ao ambiente (desordem contextual OU intrínseca)

Demasiadamente adaptado ao ambiente, e em especial quando é apenas em um ambiente [espécie exótica], pode ser ruim, da mesma maneira que não ser adaptado, que claramente já se consistirá em uma desvantagem cavalar. No entanto há de se estar preparado para ''arrumar as maletinhas e cair fora do ambiente'', acaso se mostrar ruim. 

Portanto, um ''potencial adaptativo'' parece se relacionar mais com a inteligência do que uma adaptação por si mesma, que inevitavelmente precisará se dar em relação a certo ambiente. 

''Estar quase-sempre adaptável'' parece ser melhor do que ''ser adaptado''. 

Por isso que um excesso de adaptação pode ser, não tão ruim, mas definitivamente desvantajoso, tal como uma falta da mesma.

''Potencial adaptativo'' para 'qualquer ambiente': capacidade de reconhecimento de padrões universais, que todos os ambientes inevitavelmente apresentarão. [todo ambiente tem predadores, todo ambiente tem disponibilidade de comida, ao menos no nosso planetinha sofrido..., é claro, estou falando especificamente da minha amada e mamada Terra]

''Adaptação'': capacidade/potencialidade de reconhecimento de padrões particulares ao ambiente de ''estimação'' [potencialmente exclusiva].


Nenhum comentário:

Postar um comentário