Minha lista de blogs

domingo, 23 de julho de 2017

Espectro da memória autobiográfica, intermediária e semântica e alguns mexidos

Toda memória semântica tem como ponto de origem a memória autobiográfica porque se refere à lembranças ou memórias preferenciais do indivíduo. 

A inteligência dos deveres ou afazeres pessoais, aquilo que os testes cognitivos tendem a mensurar 

A inteligência dos direitos pessoais [principiando pelo entendimento da macro-realidade, a mais importante para o indivíduo], aquilo em que falham miseravelmente apesar de correlacionar acidentalmente 

Fatos autobiográficos: autoconhecimento à lembranças pessoais.


Eu tive um cachorro maravilhoso e amigo chamado Pluto [1994/95--2006]. Teve um dia, ou melhor, uma noite, em que ficamos nós dois espreitando a beleza silenciosa e distante das estrelas, vivenciando aquele momento terno e valoroso. 

Fatos intermediários: Indiretamente pessoais /ou impessoais por exemplo fatos políticos e psicologia.


Ele era brincalhão /personalidade, de cor marrom claro e algumas partes esbranquiçadas/ característica física e gostava mais do meu pai, na verdade ele o adorava/ interação inter-vitais: fato autobiográfico que pode ser ''expandido'' para uma análise mais impessoal, sistematizada ou em segunda/terceira pessoa.

Fatos mais puramente semânticos: Contas matemáticas, capital de um país (ainda que este ainda seja indiretamente relacionado à pessoa), nome científico de plantas.


Ele era da raça X. Infelizmente veio a falecer [fato autobiográfico] de X [''fato semântico'' ou tecnicamente descrito].

Nenhum comentário:

Postar um comentário