Minha lista de blogs

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hipótese: correlação negativa e quase causal entre maior introspecção e menor memória de curto prazo

Por que eu não lembro se eu peguei outro prato além dos que já estavam na mesa para comer*

Agora pouco na hora do almoço minha mãe me perguntou se eu tinha pegado o prato que ela colocou na mesa ou se tinha pegado outro. Eu fiquei na dúvida e não me lembrei de uma cena que fiz minutos antes. Por que*

Bem, eu estava pensando em algumas ideias, isto é, estava introspectivo, e acho que isso contribuiu para que não me lembrasse dessa trivialidade. Eu não sei se isso acontece da mesma maneira com todo mundo. Eu sei que estou em maior frequência em estado de introspecção do que a maioria, isso eu sei. Com as minhas ideias, os meus pensamentos e eles na maioria das vezes não ''batem na porta'' antes de entrar, são intrusivos, quase opressivos, algumas vezes.

Me parece portanto que ser mais introspectivo pode contribuir para um aumento desse tipo de distração, em que a memória de curto prazo 'ou' ''de trabalho'' será a maior sacrificada. Eu estou quase certo que tenho uma memória de curto prazo ''mais curta'' que a média, ;) 

É isso, não sei se já falei [ops], quando estamos muito concentrados em nós mesmos ou com maior frequência diária,  tenderemos a não nos concentrar da mesma maneira que os outros em relação ao que se passa ''fora de nós'', que nós é extrospectivo, e com isso, a distração e um certo déficit na memorização de alguns eventos triviais, mesmo aqueles que foram vivenciados minutos antes, pode ser o mais provável de acontecer. Ao menos comigo acontece assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário