Minha lista de blogs

sexta-feira, 2 de junho de 2017

''Hiperatividade mental'' = auto-controle emocional e auto-controle cognitivo

Por exibir interesses específicos intensos eu posso dizer, talvez, subjetivamente falando, que ''padeça' de um baixo ou déficit em
auto-controle cognitivo OU por outra perspectiva completamente distinta, eu possa dizer que seja mais instintivo neste aspecto. Como resultado ao invés de conseguir me controlar por exemplo para estudar para uma prova de concurso público eu simplesmente não sou capaz de fazê-lo pois sou intensamente fluido ou instintivo no quesito cognitivo, ''hedonisticamente intelectual''. Por outro lado eu não apresento ''problemas'' tão ''severos'' no lado emocional, pois de fato eu consigo, parece, controlar melhor os meus ímpetos emocionais, ou aprendi, reconheci e desenvolvi um potencial de auto-controle emotivo. Isso não significa que seja excelente neste aspecto, mas com certeza que não está no mesmo nível [de ''déficit' subjetivo] que o meu auto-controle cognitivo. 

Se fosse o contrário, aconteceria do seguinte modo. Eu conseguiria dedicar à motivações extrínsecas/indiretas de natureza cognitiva por exemplo estudar, por longo prazo, para uma prova, e no entanto, seria muito instintivo ''ou' com baixo auto-controle em relação às minhas emoções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário