Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de março de 2017

A inteligência é um conceito mais sistêmico do que substancial. A sabedoria é um conceito mais substancial do que sistêmico

A inteligência é mais como uma agência do que como uma entidade

A sabedoria é mais como uma entidade do que como uma agência.

Em um mundo ideal, não-humano, inteligência, racionalidade ou sabedoria seriam a mesma coisa, especialmente por causa da natureza macrospectiva e microspectiva, enfim, analiticamente ou perceptivamente completa da segunda. 

Mas por sermos, em sua maioria, produtos de seleção artificial nessas fazendas humanas gigantes, então este descasamento ou super-especialização humana tem acontecido e distanciado a inteligência, tal como a compreendemos, forçadamente falando, e a sabedoria. Em outras palavras, a ''auto''-domesticação humana tem distorcido o conceito e extrapolações quanto à evolução da inteligência enfatizando-a em relação aos sociotipos dos trabalhadores, especialmente, ou ''QI''/inteligência acadêmica/científica, e também aos manipuladores ou ''IE'' = inteligência emocional.

Tal como no caso do lobo que foi domesticado e transformado em uma miríade de raças caninas. A evolução natural daquele animal não-humano que um dia foi um lobo, foi interrompida, e ele foi então artificialmente selecionado para a sua forma domesticada.

Algo muito parecido tem acontecido com os seres humanos. Eu não sei se o ser humano, em um estado mais natural, e menos técnico OU civilizado, teria evoluído diretamente para a sabedoria, mas partindo da ideia de que a civilização produz especialização cognitiva e anulação ou amalgamento parcial porém marcante das psico-qualidades humanas, se tende a ser baseada na seleção dos tipos mais dóceis, conformados e ávidos para o trabalho, então podemos pensar, não que a sabedoria seria o caminho evolutivo natural em um cenário não-artificial, mas que de qualquer maneira o caminho que a humanidade tem tomado não tem sido aquele que leva à evolução completa da inteligência humana em termos de sabedoria que também pode ser entendida ou caracteristicamente útil na maximização da sobrevivência da espécie.

No entanto a partir do momento em que eu internalizei que ''a inteligência é equivalente ao fator g'', então eu passei a entendê-la mais como um sistema ou agência do que como uma entidade. E talvez também possamos ver a sabedoria como a ''força motriz'', a alma da inteligência, só que estará muito intensa apenas nos muito sábios, em outras palavras, como uma de suas partes mais importantes, em termos de composição, mas ainda em um estado hipo-desenvolvido para a maior parte, como prisioneira do instinto, como eu já comentei outras vezes, usando metáforas a la ''contos de fada'', por exemplo, a princesa [razão) que é mantida presa no calabouço por sua madrasta má ( instinto ). 

O que é uma agência e o que é uma entidade de acordo com essa minha proposta??

Agência de modelos versus modelos


Empresa versus funcionários

A agência é um "ecossistema" que  reúne diferentes entidades, individualmente falando, mas que geralmente apresentarão macro similaridades por serem originárias de uma mesma fonte primitiva, de um mesmo princípio.

A inteligência é uma agência e uma de suas identidades é a sabedoria.

A entidade é a forma e a expressão de um fenômeno que geralmente encontra-se sob o domínio de uma agência completando-a como se fosse uma de suas camadas.

Entidades são mais conceitualmente concisas ou unas. Em compensação dentro de uma agência podem existir diferentes tipos de entidades. O sistema ou agência é a reunião ou soma de uma diversidade de mecanismos ou entidades que tem algo em comum ou que se complementam de alguma maneira. Todos os sistemas orgânicos que complementam o organismo humano, por exemplo. 


O que uma metrópole faz, é aquilo que as suas agências fazem, seja de modo mais particular, isto é, uma delas, ou de modo generalizado, que resultará em médias de comportamento da metrópole.

O que a inteligência faz, é aquilo que as suas agências fazem, novamente, de modo mais particular, ''o quão criativo fulano está'', ou mais generalizado, ''qual é a média de inteligência de fulano de tal'', ou mesmo, sub-generalizado, ''qual é a média de capacidades emocionais de fulano de tal''.

Conceito sistêmico ou simplesmente sistema/organismo: Conceito que descreve um sistema, organismo ou estrutura. Por exemplo, sociedade, chuva e organismo biológico. 

Conceito sustancial ou simplesmente entidade/ parte de um sistema ou organismo: Conceito que descreve uma existência mais substancial, que contém substância, mais sólida, restrita ou que se manifesta de maneira mais característica, única ou singular, que não é um sistema mas parte dele. Exemplo: Desemprego [em relação à sociedade], chuva torrencial [em relação à chuva] e pulmões [em relação ao organismo biológico]. 


O ser humano é um conceito substancial mas o seu organismo é um conceito sistêmico e portanto não-substancial justamente por se consistir na soma final de todas as entidades e sub-sistemas que o compõe. No entanto, é claro, também se pode aceitar que, a maioria dos conceitos substanciais ou entidades também sejam sistêmicos, e que a maioria dos conceitos sistêmicos também possam ser substanciais ou neste caso, pluri-substanciais. 

Tal como uma nação ou um organismo, a inteligência, especialmente a humana, usualmente apresenta áreas de excelência, de equiparidade ou trivialidade (geralmente contextual), isto é, de estar na média em comparação aos pares de ''convivência'' e de mediocridade, e que pode ser intrinsecamente comparativa [ em relação a si mesmo] ou extrinsecamente comparativa [ em relação ao outro}.

Desta maneira nós podemos começar a ver a inteligência de maneira integrada, tendo sempre a imagem maior, isto é, a sua natureza sistêmica, e também vendo as suas idiossincrasias individuais e interpessoalmente comparativas, ao invés do ab[uso dos testes cognitivos ou de se enfatizar unilateralmente por uma das facetas deste construto. Todos nós temos médias de racionalidade/ à sabedoria, criatividade, cognição e psicologia/capacidades emocionais, e não apenas a cognição ou QI. Ao vermos nossas inteligências como sistemas, novamente ficará mais fácil de nos vermos em nossos todos, e também em relação às nossas características pessoais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário