Minha lista de blogs

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Os sentimentos/ e as emoções são reações aos padrões que nossas mentes/nossos sistemas sensoriais capturam (ação [primária] = reconhecimento de padrões; reação [secundária] = sentimentos, reação emotiva

A maioria das pessoas "morrem" no nível 3: lidar com emoção e lógica, para entender a realidade.

Temos "um" nível cognitivo / lógica / reconhecimento de padrões " ou nível 1


Um nível de "reconhecimento emocional / instintivo / sentimentos" ou nível 2


E temos um "composto de compreensão factual desta realidade a partir da soma destes dois canais".

A maioria das pessoas "morrem" neste nível porque não são capazes de lidar com realidades diferentes e muitas vezes conflituosas entre si, o reino dos reais / fatos e o reino dos sentimentos / como os fatos nos impactam e como reagimos a eles, basicamente, o que os sentimentos realmente são .

Basicamente os sentimentos/emoções são as nossas reações aos nossos reconhecimentos de padrões. Interagimos com realidades / fatos percebidos/ ou subconscientemente percebidos, e reagimos a essas interações ou lhes temos sentimentos, tendo como resultado um composto cognitivo-afetivo.

Portanto o afetivo é uma reação ao cognitivo

Sim, o afetivo é aquilo que sentimos, mas por que* pelo que exatamente*

Porque reagimos, porque precisamos sentir a realidade que estamos vivenciando, tal como a água do mar que encharca os nossos pés descalços e ''sujos'' de areia. Portanto a emoção nada mais é do que o eco, a reação à percepção de padrões/de fatos imediatos e não-tão-imediatos. 

O simples ''tato'' da realidade que é capturada pelos nossos sentidos se consiste na base para as nossas emoções. É do simples toque, da simples percepção visual, gustativa ou auditiva, que se intensifica a sensação/percepção, de ''sentir o mundo''. A emoção nada mais seria do que uma maior intensificação da percepção sensorial básica. Por exemplo, poder sentir o cheiro ou cheirar algo e esta sensação ter como resultado diferentes emoções. Estamos reagindo a um certo padrão capturado por nossa ''aparelhagem cognitiva'' e transformada em ''mensagem''. A memória sensorial é um exemplo ainda mais específico. Por exemplo, quando eu sinto o cheiro de areia molhada quase que imediatamente eu ''me lembro'' do mesmo cheiro que sentia quando ia à praia durante a minha primeira infância. Primeiramente então sentimos/percebemos os padrões via sentidos, então se já os tivermos presenciados é provável que o cérebro irá ''nos mandar'' uma mensagem dizendo que ''esses padrões'' já foram vividos, da mesma maneira que fazemos quando nos lembramos de uma informação, que claro foi internalizada, a partir do momento em que estamos interagindo em novas situações e percebemos que, já havíamos vivenciado ou que temos uma informação que parece ser correspondente à esta nova interação.

Percebemos padrões, o cérebro analisa, e ''por fim'' reagimos, de maneira emocional, quase que como se intensificássemos o nosso corriqueiro e onisciente ''toque da/na realidade''. 

Concluo que o reconhecimento de padrões se consiste em uma ação primária, via ''projeção sensorial'', enquanto que a reação [afetiva] se consiste em uma reação, obviamente, secundária. Nos projetamos sensorialmente ''ao mundo'', o analisamos e tiramos desta interação ''um'' produto, que pode ou não ser factual. Percebemos sensorialmente, as espécies mais avançadas como a espécie humana, transforma essas sensações em descrições, sentimos ou reagimos às informações, e produzimos os nossos entendimentos, a priore, subjetivos da realidade com a qual interagimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário