Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Introversão/sedentarização extroversão/nomadismo

Introversão como um produto mais intenso de sedentarização = 

''talhado'' para lidar com ambientes pequenos, territorialista, tal como um gato que vai tateando as fronteiras do seu território, camada por camada. A introversão também pode ser compreendida como uma tendência para a personalidade preventiva ou ''tipo-K'', em alusão à ''estratégia reprodutiva K= poucos filhos, muito cuidado parental''.
  

Extroversão como um produto mais intenso do nomadismo =


 ''talhado'' para lidar rápido e eficazmente com ambientes mais extensos ou novos, que ao invés de se assegurar primeiro em certo ambiente ao analisar as suas circunstâncias tenta sobreviver dentro dele, levando um estilo de vida mais curto prazo, ''deixa a vida me levar'', enfrentando os desafios tal como eles se apresentam, ao invés de buscar se antecipar. A extroversão também pode ser compreendida como uma tendência para a personalidade paliativa ou ''tipo-R'', em alusão à ''estratégia reprodutiva R = muitos filhos, pouco cuidado parental''.


E uma personalidade evolucionariamente criativa*

Esta se consistiria numa soma dos dois estilos, porque enquanto que a tendência da introversão é a de fixação, e da extroversão é a de dispersão, especialmente em suas manifestações mais fortes, esta se caracterizaria por uma tendência de integração entre os dois estilos, tanto de fixação quanto de expansão/dispersão ou curiosidade por novos ambientes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário