Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ideologia, irracionalidade e a metáfora do carro com defeito

Vamos imaginar que você decidiu comprar um carro. Foi na concessionária, escolheu o modelo e o comprou. Como é um caso hipotético e metafórico você percebeu defeitos de fabricação no veículo mas decidiu comprar porque ele é o seu número. Então chega em casa com o carro e passa a usá-lo em seu cotidiano. Os defeitos dele estão aí mas você não liga porque está apaixonado pelo carro. O carro tem problemas pra dar marcha ré mas você não liga e tenta justificar dizendo que todos os carros acabam tendo problemas ou que este defeito não é nada perto daquilo que outros carros costumam ter. Isso é irracional. Escolher um carro sabendo que tem defeitos e ainda por cima justifica-los. Em um mundo real você teria sido interditado por algum psiquiatra por ordem de seus familiares. Quando interagimos com o mundo inanimado, seja com o inanimado natural ou o inanimado artificialmente criado por "nós", ou mesmo quando o fazemos com os outros seres vivos tendemos a ser ao mesmo tempo, extremamente frios mas também bastante precisos, porque afinal de contas  não há nada de errado em dizer que aquela pedra é feia ou que acha que aquele animal é feio ou estúpido. No entanto quando passamos a lidar com nós mesmos um mundo de atalhos, de labirintos ou subterfúgios se abre pra nós e esta relação franca, objetiva e fria desaparece. 

E se eu lhe dissesse que você, a maioria de nós é muito provável que está praticando o exemplo metafórico acima, do carro com defeito!??


Sim a grande maioria já caiu de amores por algum carro com defeito e o comprou.


Apenas mude a palavra carro por sistema de ideias pra ver no que acontece.


E lembrando que sanidade mental não é o mesmo que saúde intelectual, ainda que tendam a se correlacionar. A sanidade mental é sinal de que está tudo ok com o cérebro no que diz respeito ao seu funcionamento. A saúde intelectual é sinal de que está tudo ok com a expressão do cérebro, ou aquilo que o cérebro é capaz de produzir. Poder-se-ia dizer que um cérebro mais criativo e racional/a sábio seja um ótimo sinal de saúde ou vigor intelectual, intelectualmente falando. Mas que isso necessariamente não significa que está tudo ok ou normativamente ok com o cérebro, se tanto a criatividade quanto a sabedoria necessitam da ordem e da desordem para alcançar a completude perceptivo-analítica, psico-cognitiva (criatividade) e moral/ macro-existencial (sabedoria). Sanidade mental também pode ser interpretado como ''homogeneidade de intensidade'', a brandura da medianidade enquanto que a saúde intelectual tende a ser o produto de uma maior intensidade porém com igual força da balança para equilibrar os saltos, a dinâmica vívida que tanto a criatividade quanto a sabedoria/ criatividade moral tendem a resultarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário