Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A possível diferença entre ambivertido e omnivertido e a extroversão inter-impessoal

Introvertidos se sobrecarregam fácil em ambientes mais densos, especialmente de pessoas.

Extrovertidos se sobrecarregam menos e tendem a se sentirem mais estimulados para ''fazer as coisas'', nomeadamente as de caráter social.

Os ambivertidos, até então tem sido entendidos como aqueles que são um pouco dos dois [ e talvez não esteja de todo errado ]


Só que eu acho que este entendimento não tem sido muito factual ou correto porque afinal de contas você não pode se sobrecarregar muito e pouco ao mesmo tempo, só se for meio bipolar neste sentido (será que isso existe* um ''bi-vertido''*)

No mais, todos nós somos um pouco introvertidos e extrovertidos, sendo que os mais extrovertidos e especialmente os mais introvertidos tendem a ser menos comuns. Eles não são super raros, mas também não são a maioria. É claro que em países como o Brasil, os extrovertidos serão mais comuns do que em países como o Japão, mas também que, super-introvertidos e super-extrovertidos [especialmente] ainda não serão igualmente muito comuns mesmo no segundo país.

Tal como temos os ''menos inteligentes'', medianos e ''mais inteligentes'' [para certa particularidade ou particularidades], nós também vamos ter um espectro de intensidade de reação sensorial. 

Os introvertidos são os mais intensos neste quesito e por isso que são fortemente propensos a se tornarem mais reclusos. 

Os extrovertidos são os menos intensos e por isso que se tornam mais sociais ou ativos, porque precisam de mais estímulo, e este espectro de personalidade é totalmente comparável à capacidade de absorção da luz solar de acordo com o espectro da cor da pele, em que a pele muito branca absorverá muito mais rapidamente a luz solar do que a pele muito escura, que precisa de mais tempo para fazer o mesmo.  

A pele muito branca absorve mais rápido e se não sair do sol é muito provável que queimará = introversão, precisa de menos tempo.

A pele muito escura demora mais tempo para queimar/ ou para esquentar demais = extroversão, precisa de mais tempo.

O ambivertido é o que está a meio caminho entre os dois, e portanto pode-se dizer que seja intermediário, pois não se sobrecarrega tanto como o introvertido mas também não se sub-carrega tanto como o extrovertido. 

O omnivertido, logo acima do ambivertido, estaria a um nível totalmente superior/outra escala de intensidade sensorial para interagir e sentir o mundo, a realidade, porque ele apresenta as características de ambos, introvertido e extrovertido, e de modo complementar e somático. Como assim**

O omnivertido se sobrecarrega muito mais facilmente por suas interações, assim como acontece com o introvertido, MAS de alguma maneira ele também sente a necessidade de mais estimulação, só que de maneira mais introspectiva do que interpessoalmente extrospectiva como geralmente é o caso do extrovertido.

Claro, pura especulação.

O termo omni em latim significa ''todo'', e neste caso quer indicar que, ao invés de se consistir em um meio-termo entre a introversão e a extroversão ou ambiversão, o omnivertido se consistirá na soma dos dois, resultando tanto na introversão quanto na extroversão. 

O ambivertido seria, em média, o típico normal, amalgamado, não muito intenso nem para um lado nem para o outro, e mais emocionalmente estável. 

Engraçado que alguns estudos até descobriram algumas vantagens [teoricamente óbvias] deste nível intermediário de intensidade sensorial.

E o omnivertido teria, especuladamente falando, uma grande porém intensa tendência à estabilidade mas também à instabilidade emocional, tal como uma espécie de traço de ''personalidade 'completa' '', pois seria sobrecarregado de informações sensoriais/padrões como o introvertido, mas sem com isso buscar apenas descarregá-las, porque assim como o extrovertido ele também seria extrospectivamente super-estimulado, só que não apenas em relação à pessoas ou social, ou especialmente, ''omnivertidamente estimulado'', capturando o estímulo ou informação exterior, analisando, criticando, comparando intuitiva e deliberadamente.

O omnivertido, se for real, casaria perfeitamente com o perfil dos tipos mais criativos, até mesmo ao ponto de descrevê-los, porque se sobrecarregam de informações/estímulos sensoriais como os introvertidos e no entanto são super-estimulados, como os extrovertidos, só que de modo introspectivo, isto é, o estímulo o faz se tornar ativo em relação aos seus próprios pensamentos e ideias, assim como também para internalizar mais informações, por causa de seu 'filtro' mais relaxado.

Então o omnivertido usaria os dois modos alternadamente de introversão e extroversão, enquanto que o ambivertido (ou talvez nós precisássemos prover outro termo a este tipo] também o faria mas de modo menos intenso, em um nível muito mais baixo de intensidade, tal como se introversão e extroversão quase chegassem a se anular no meio do espectro, enquanto que no caso do omnivertido o oposto aconteceria pois ambos se somariam, incrementando a intensidade.


Extroversão/introversão, introspectiva/extrospectiva inter-impessoal/pessoal ou omniversão  

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário