Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

0,20 ou 20% de correlação?? Foco: O seu assunto é psicologia e não matemática!!




Fonte: https://conteudo.imguol.com.br/c/tvefamosos/gif/nazare.gif


Alerta de [mais um] texto pedante

Os psicometristas parece que adoram esbanjar as suas habilidades estatísticas, mas também parece que se esquecem o foco do assunto principal que abordam, a psicologia. O que mais importa é a informação, o insight ou o estudo, os seus resultados, em linguagem centralizada na psicologia e baseada em praticidade e simplicidade. Pra saber que x se correlaciona a y você não precisa ir tão adentro nas ciências exatas, creio eu, e em especial quando pretende comunicar o seu estudo ou achado para as outras pessoas.

Por exemplo, para saber que em média o apreço por álcool se correlaciona com alto qi, especialmente em populações ocidentais, você não precisa inventar fórmulas, ou escrever que x elevado a quarta potência de z é igual a k. Você só precisa em  linguagem (e) estatística básica calcular os valores correlativos e expô-los novamente primando por praticidade e simplicidade e tendo como foco na psicologia e não em o quão fodástico você esta em estatística II.

Portanto se foi encontrada uma correlação de 0,20% entre vício por álcool e qi acima de 130 então isso significa que 20% desta população será mais propensa aos prazeres e problemas de se ser um amante das bebidas?? 

É preciso ter foco e ''simplificar'' ou seria melhor, focalizar no que interessa: comprovar ou não uma hipótese, e expor os resultados de maneira prática e simples de ser entendida, e não apenas para as outras pessoas mas também para os próprios cientistas. 


Me parece muito mais prático saber que 20% daqueles ''com'' QI acima de 130 sejam mais propensos ao vício por bebidas alcoólicas do que ''existe uma correlação de 0,20 entre álcool e 'maior QI' ''. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário