Minha lista de blogs

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Herdabilidade das inteligências: O mais importante é o corpo e não a "roupa" das inteligências

Não existe herdabilidade de alcoolismo se não houver a disponibilidade de bebidas alcoólicas para que se possa se tornar um viciado. Portanto podemos concluir que a tolerância à vulnerabilidade ao álcool depende do ambiente.


 Podemos pensar o mesmo sobre as inteligências. 

Não existe herdabilidade de inteligência musical sem música. Não existe herdabilidade de inteligência verbal (abstrata/escrita) se não existir vocabulário ou numérico-abstrata sem sistema numérico. 


Como eu já comentei em alguns textos antigos neste e no velho blogue, tudo aquilo que "inventamos" para transpor os nossos pensamentos além de nós mesmos consistem-se em peças ou tecnologias culturais e portanto são dependentes de suas respectivas disponibilidades nos ambientes. Entenda as letras e os números como roupas de nossos pensamentos. Entenda que para conhecer a anatomia de um corpo é necessário despi-lo. O mesmo em relação às inteligências. São os processos ou modos de operacionalidade que são as epidermes e o interior 'das inteligências''. 

Por trás de cada associação simbólica que fazemos existe toda uma aparelhagem natural, intrínseca, que é realmente/literalmente genética tal como as roupas estão para os corpos e claro que quanto mais justas estão as roupas aos corpos, mais "autênticas" serão, nem mais nem menos, apenas idealmente acopláveis ao corpo.

Portanto devem existir operacionalidades mentais intrínsecas, anteriores à verbalização/simbolização, tanto para as características mentais primárias (tipo de pensamento) quanto para as características mentais secundárias (''inteligência' verbal) e enquanto que a primeira não é ''ambiente-dependente'' a segunda obviamente será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário