Minha lista de blogs

domingo, 23 de outubro de 2016

Narrador [também] em terceira pessoa = auto-consciência Narrador em primeira pessoa = consciência Não-narrador em primeira pessoa = subconsciência

A maioria das pessoas (assim como também de outras formas de vida) são atores diretos, ''pau-mandados'' pois se consistem em não-narradores em primeira pessoa ou em atores de suas próprias vidas, vivem-nas com base em ralo auto-questionamento filosoficamente correto e potencialmente necessário.


5 comentários:

  1. O blogspot poderia ter um quadro com os últimos comentários adicionados. Daí eu acharia o meu para complementa-lo... Não sei se é algo que reparou, mas em outro aspecto que possivelmente judeus são o extremo oposto do perfil autista, é a sensibilidade auditiva. Aspergers e autistass odeiam ambientes barulhentos. Mas tomando o matemático John Von Neuman como um exemplo típico de judeu, a sensibilidade a ambientes ruidosos é bem menor. De fato, a biografia dele mostra que ele fez varias de suas maiores descobertas nos ambientes mais barulhentos possíveis, como em festas por exemplo. Se ele realmente for representativo do grupo dele, essa é uma ddiferença notável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''O blogspot poderia ter um quadro com os últimos comentários adicionados. Daí eu acharia o meu para complementa-lo... ''

      Talvez veja isso em breve.

      ''Não sei se é algo que reparou, mas em outro aspecto que possivelmente judeus são o extremo oposto do perfil autista, é a sensibilidade auditiva. Aspergers e autistass odeiam ambientes barulhentos. Mas tomando o matemático John Von Neuman como um exemplo típico de judeu, a sensibilidade a ambientes ruidosos é bem menor. De fato, a biografia dele mostra que ele fez varias de suas maiores descobertas nos ambientes mais barulhentos possíveis, como em festas por exemplo.''

      Eu acho que os judeus tendem a ser muito carismáticos, pensadores rápidos, bem mais para mentalistas do que para mecanicistas, ainda que é provável que existam abundantes exceções. Acho que todo tipo mais inteligente será mais perceptivo, depende pra quê.

      No caso autista, eu acho que o que acontece é uma hiper-sensibilidade que está invariavelmente fora de controle e por barulhos de objetos, coisas, enquanto que também existe a sensibilidade auditiva que está mais direcionada para as pessoas, isto é, para as suas vozes, e eu acho que tenho um pouco isso.

      E tem os hiper sensitivos que tem um maior controle sobre a sua sensibilidade ou que são menos sensitivos que os autistas ou esquizofrênicos.

      Geralmente sensibilidade auditiva para vozes é meio caminho para a paranoia + aquilo que denominei em um texto sobre esquizofrenia e autismo, isto é, a intolerância ou baixa tolerância para ambiguidades pessoais. Por exemplo, vc está andando na rua e passa um grupo de adolescentes rindo na sua direção. Pessoas menos perceptivas, mais bitoladas em si mesmas, geralmente não ligam muito para o que acontece ao redor. Por outro lado, as pessoas mais perceptivas e direcionadas para esses fatores, serrão mais propensas a se importarem com isso, porque elas são menos tolerantes com ambiguidades pessoais. ''Falem mal mas falem de mim'', não isso não acontece com este tipo, e eu sou assim.

      Já ouvi falar que os judeus seriam mais propensos a terem TDAH ou variações menos explícitas ou diagnosticáveis.

      ''Se ele realmente for representativo do grupo dele, essa é uma ddiferença notável.''

      Carismáticos costumam ter boa audição para escutar e entender rapidamente aquilo que os outros querem ouvir.

      TDAH's seriam eu não diria mais intolerantes com ambientes barulhentos, mas solúveis, isto é, deixando-se levar pelo caos circundante.

      No mais, apenas um exemplo, excepcional e mesmo assim, não podemos comprovar que de fato ele conseguiu fazer suas descobertas em ambientes barulhentos.

      Mas sim, ainda que pareça existir uma maior porcentagem de tipos mais autistas, nerds entre os judeus asquenazes, eles pendem para o oposto autista, bem menos ingênuos, muito mais espertos, pensadores velozes, pragmáticos, objetivos, esta é minha impressão.

      Excluir
    2. Asquenazes parecem assemelhar mais com os aspies que tendem a ter perfis cognitivos parecidos: verbal alto, não-verbal comparativamente baixo e fraco espacial.

      Excluir
    3. Mas eu não acredito nessa de aspies serem fracos espacialmente. Já vi estudos em que eles pontuam acima da média em testes de rotação mental e há um estudo famoso que mostra que o escore deles no sub-teste "block-design", que é um teste das capacidades visuais espaciais, é notoriamente alto.

      Excluir
    4. http://www.myaspergerschild.com/2012/03/aspergers-teens-and-visual-spatial.html

      Pois é, então acho que estou confundindo aqui, forçando em demasia essa comparação entre judeus e aspies, =)

      Devem ser existir subtipos. O que eu tenho lido é que este padrão: maior não-verbal, menor verbal, é mais característico dos autistas de alto funcionamento, mas também posso estar confundindo ''não-verbal'' com ''espacial''.

      capacidades espaciais são estranhas, supostamente os leste asiáticos se saem melhores que os caucasianos europeus. No entanto eles não tem demonstrado esta superioridade por meio das artes plásticas e mesmo na arquitetura.

      Excluir