Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Por que eu tenho a impressão de que as mulheres cariocas TENDEM a ser mais masculinizadas do que, por exemplo, as de outros estados, ao menos da região sudeste**

Cariocas e fluminenses são nacionalmente reconhecidos por alguns traços psico-culturais que predominam entre eles tais como a extroversão, o linguajar salpicado de gírias e palavras de baixo calão e a malandragem. Eu já comentei sobre as minhas impressões em relação ao sotaque em que os paulistanos, isto é, os nascidos na cidade de São Paulo, parecem exibir, em média (ou nem tanto), um sotaque mais limpo, organizado, entendível e polido e em especial é claro aqueles que pertencem às classes médias e médias altas. Até para enfatizar palavras chulas, muitos paulistanos pisam no freio e as dizem de maneira polida, pelo que parece, em média, como que se não quisessem fazê-lo ou mesmo para mostrar que se sentem relativamente desconfortáveis ao usá-las.

Algo que também tenho notado e obviamente não tenho qualquer comprovação científica quanto isso é a de que as mulheres cariocas, em média, sejam mais masculinizadas, em seus modos de se comunicarem e claro que há de se pensar nas possíveis extrapolações subsequentes no comportamento (e fisiologia) em geral. Isto é, a maneira como que nos comunicamos pode revelar muito sobre as nossas personalidades. O hedonista, quente e ''caloroso'' Rio de Janeiro, na minha nada humilde e precavida opinião, parece mais africanizado do que São Paulo. Uma cultura e mesmo um povo mais africanizado tende a resultar em uma maior masculinidade no comportamento, mais grosseria, isto é, mais palavras chulas, que quase sempre tem conotação sexual explícita e portanto menor respeito pelos outros (proxy para comportamentos irracionais) maior criminalidade e menor organização social (sim, os paulistanos, em média, parecem ser mais organizados do que os cariocas, assim como também, que os fluminenses).

Interessantemente, quando as mulheres passam a selecionar por homens mais ''másculos'' ou ''provedores-alfa'', elas tendem a condenar as suas filhas, feições mais masculinas, e que a longo prazo intergeracional, pode vir a resultar no progressivo deslocamento do epicentro para os traços mais ''masculinos''. Já quando as mulheres selecionam por homens mais gracilizados e acredita-se, mais psicologicamente femininas, ainda que não necessariamente afeminados, pode ser que sejam premiadas com feições mais femininas e portanto mais esteticamente vantajosas pra suas descendentes


ou não...


Usualmente, pelo que parece, homens mais femininos tendem a atrair mulheres mais masculinas, e o oposto no caso dos homens mais masculinos.

Mas quando ou se os homens mais femininos procuram por mulheres mais femininas então haverá, por lógica primária e intuitiva, uma prevalência de traços ''femininos''. 

ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário