Minha lista de blogs

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Diferenças entre resiliência e sabedoria

Não é todo (potencialmente) resiliente que será sábio, e nem todo sábio será (potencialmente) resiliente.

O epicentro semântico do termo resiliência deseja indicar resistência. 

A partir deste ponto de vista podemos pensar que o resiliente não é apenas aquele que, dotado de um espírito nobre, que sofre muitas amarguras na vida, mas consegue superá-las de modo altivo, pois muitos tipos não muito (potencialmente) altruístas também poderão exibir esta característica.

Um exemplo básico:

Psicopatas e afins

A personalidade psicopática tende a vir protegida de qualquer disposição para a internalização de diretrizes morais empáticas e portanto, tende a fazer do psicopata, e em especial dos mais talentosos, em mestres na capacidade de resistir a muitas intempéries, incluindo aquelas em que podem vir a afetá-los de maneira direta. 

O sábio sempre aprende e se o mundo lhe fosse mais convidativo, saberia consertá-lo antes que se destruísse.

O resiliente nem sempre aprende, como a um verdadeiro sábio, e pode internalizar mapas equivocados da realidade. 




7 comentários:

  1. Mudando de assunto, como você classificaria a inteligência da "jornalista" Patricia Lelis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que planeta você esteve esses dias? Patricia é a garota que acusou o Dep. Feliciano de estupro. Uma mentirosa compulsiva manipuladora. Maior treta das redes sociais dos últimos dias... Rssssss

      Excluir
    2. Não acompanho os pormenores nem os pormaiores da política brasileira porque toda ela pode ser resumida à uma palavra: corrupção

      espiritual,
      cognitiva,
      material,
      o escambau
      etc

      Mais parece uma esquerdinha típica

      Vejo mais e mais que o neuropolitics estava certo sobre a ambiguidade dos esquerdistas, um traço comum entre eles e que eu estou percebendo de maneira mais precisa em meu irmão esquerdoente.

      A esquerda está cheia de mentirosos patológicos e psicopatas clássicos, não que a direita também não tenha dos seus, mas a impressão que eu tenho é que a esquerda tem mais destes tipos altamente histriônicos enquanto que a direita tende a reunir uma maior proporção de ''normies''.

      Interessante que o joguinho da esquerda em termos de propaganda é típico de psicopata, bem típico.

      Excluir
    3. Esta perdendo uma bela novela. A moça em questão não se dizia de esquerda. É uma jovem do tipo psicopata mesmo, que queria subir socialmente entre a direita. Começou a namorar um deputado cristão ali, um editor de que publicava livros "reaças" aqui, publicava videozinhos criticando feministas até virar uma "famosinha do facebook". E ela ia subindo os degraus contando mentiras. Até que ela foi queimada pelo deputado dentro do partido. Daí começou a chantegea-lo dizendo que ele a estuprou. A cara dela dando entrevistas é impagável.

      Excluir