Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Adeus neurose??

A teoria da desintegração positiva da personalidade cativou-me imensamente logo a primeira vez que a li. Como sempre acontece, nos interessamos por algo que se comunica conosco, como se nos descrevessem. A hierarquia de estados mentais que a humanidade encontra-se invariavelmente dispersa,  proposta por Dabrowski parece fazer muito sentido, ao menos pra mim, pois mostra de modo simples os estados da neurotipicalidade/normalidade, que se consistem os primeiros estágios de desenvolvimento humano da personalidade; a neurose, em que a ignorância passa a ser perturbada de modo mais intimista pela contestação filosófica do status quo, quase sempre contraditório, vago e tolo, que se consiste no estágio ou nível onde muitos gênios da humanidade terminam se posicionando assim como também a grande maioria dos "loucos" e
vencida a tormenta da angústia humana, a personalidade encontra a calmaria da serenidade ou maturidade, que também pode ser entendida como sabedoria. Em termos filosóficos esta hierarquia é muito relevante pois evidencia de maneira simples e precisa as diferenças de 'qualidade' de espírito existentes entre nós. 

Eu passei a me questionar recentemente onde que me localizaria neste quadro psico-filosófico de qualidade emocional humana. E se estaria finalmente vencendo a tempestade em alto mar e chegando à ilha-sabedoria, não mais em termos ideacionais mas também em termos práticos. 

Será que eu estou aprendendo a controlar a minha autoconsciência, que é, comparativamente falando, mais aflorada?

Ou talvez eu já tenha chegado ao meu estágio final de maturidade existencial/emocional e que não será tão contemplativo ou profundamente sereno, mas uma simbiose entre a neurose ou potencial para inquietude criativa e esta serenidade que expressa a presença da sabedoria*

Nenhum comentário:

Postar um comentário