Minha lista de blogs

terça-feira, 9 de agosto de 2016

A personalidade bipolarizada, a introversão bipolar (transtorno bipolar ou flutuação de humor externalizada)




A melancolia não é o mesmo que a depressão, porque é um estado pré- mórbido de relativa estabilidade, isto é, tolerância em relação ao estado de neurose contemplativa e potencialmente criativa do qual se consiste. A depressão é uma perturbação neurótica final, onde que a visão enfaticamente negativa sobre o mundo e consequentemente sobre a própria vida, passa a suprimir a capacidade de se ver oportunidades nessas janelas de lamúrias melancólicas que se abrem durante o processo pré-mórbido. A depressão é a vitória da tristeza enquanto que a melancolia é uma queda de braços metafórica (conflito interno) entre a tristeza e a vontade de se resistir a sua tentativa de dominação. A depressão tende a suprimir a capacidade de resposta, ao passo que a melancolia tende ao contrário, isto é, a incentivar a reação, ainda que, geralmente se dê de maneira contemplativa/ideacional.

A personalidade bipolarizada também não é o mesmo que o transtorno bipolar, justamente por se consistir em uma versão estável (e não necessariamente moderada) da mesma, onde que as perturbações de humor continuam a caracterizar-lhe, só que sem a instabilidade generalizada que é constantemente produzida durante o processo de flutuação de humor.

A bipolaridade é praticamente um sinônimo para dualidade, por também se estruturar dentro de uma realidade em que dois ou mais opostos coexistem separados por um espectro de misturas entre os dois, se o espectro pode ser definido como uma mistura de elementos díspares porém complementares entre si.

O melancólico criativo mais se parece com um introspectivo (geralmente de natureza introvertida) cuja bipolaridade se fará igualmente introvertida, isto é, uma internalização da bipolaridade/vivacidade reativamente espontânea. A estabilização é mais exterior enquanto que por dentro, dois elementos emocionais díspares entrarão em constante atrito. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário