Minha lista de blogs

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A diferença entre lógico e racional

SEM A TERCEIRA Hastings, em  sua casa, na Inglaterra. Ele não acredita numa nova guerra mundial (Foto: John Lawrence/The Guardian)

Segundo o ''historia-dor'' Max Hastings, ''as guerras são necessárias''...


Lógico é tudo aquilo que é sustentável, sistêmico, isto é, que apresenta padrões de funcionalidade ou que se retroalimenta por tempo indefinido. Lógico é o ''caos'' organizado.

Racional é tudo aquilo que é determinado como lógico e harmônico e que não é apenas ''funcional'' (pra quem*) ou ''utilitário'' (pra quem*)

O universo é racional, a vida, por agora, é lógica

O lógico é econômico, o racional é abrangente. O lógico busca por soluções rápidas. O racional busca por soluções completas.

O lógico é pragmático enquanto que o racional é cuidadoso

Pragmatismo deriva de uma abordagem precipitada porém eficiente, que não se baseia em um aprofundamento abstrato ou das relações fenomenológicas, entre as matérias, mas na relação direta de causa e efeito. Se consiste portanto numa abordagem binária, de generalizações, em que depois de tomadas as devidas preconcepções arbitrárias ou que se julgue sem o aprofundamento na observação dos padrões de coerência e contradição, se determina como conclusiva e pronta para se tornar ação exponencialmente corrente ou intergeneracionalmente transmitida (a chamada ''cult-ura''). 

exemplos de pensamento lógico ou sistemicamente pragmático

"A homossexualidade é evolutivamente ilógica, logo é uma doença e precisa ser "tratada" " ou " homossexuais são culpados por serem o que são" ou " homossexualidade é uma insanidade moral da mesma maneira que a predisposição ao crime também é "



O racional busca abordar toda a realidade que é possível de ser percebida e portanto entendida. O racional é universalista e nunca moralmente relativo. É moralmente purista

O lógico pode também ser entendido como um estágio incompleto ou primitivo da racionalidade

Por exemplo

" comer carne de cachorro e gato é imoral por causa da cultura. Mas não é imoral comer a carne de outros animais como do porco ou da galinha" 

Pensamento lógico retido de uma moralidade subjetiva.

Racional é transcendente, o lógico é conformista porque enfatiza pelo próprio conforto ou auto harmonia. O racional deseja que o conforto possa ser compartilhado e quanto mais genial ou profundo for a sua precisão, mais perfeito será este compartilhamento vital super empático e sábio ou absolutamente inteligente.

O lógico é a racionalização parcial da natureza em como que ela está e nunca em como que poderia ser. 

Lógico é o adjetivo essencial para o darwinismo social.

O racional sempre pensa no ''e se'', especialmente quando percebe algo de errado, que o lógico determina como lógico ou como a 'verdade' por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário